terça-feira, 5 de maio de 2009

Ser isto, ser aquilo...



Conta-se que uma vez um grupo de homens muito zelosos da sua fé foram importunar e culpabilizar a um bom homem, ainda que idólatra.

- Deverias fazer-te muçulmano e abandonar essa fé maldita de adoradores do lume. Abandona a ignorância!

O bom do zoroastriano deixou o trabalho que tinha entre os seus dedos, alçou os olhos e disse:

- Desconheço o que queréis dizer com isso de "ser muçulmano". Se o que queréis dizer é que tenho que ser como Abu Said, simplesmente careço de valor. Mas se o que queréis dizer é que tenho que ser como vós. Bem... isso simplesmente o detestaria!

Foi depois de essas palavras quando lhe bateram no rosto e lhe fizeram sangue.

2 comentários:

Anónimo disse...

Meu amigo Lozano,

Circunstâncias "estranhas" levaram-me a querer terminar com o saudadesdofuturo que, como sabe, não é blog não é nada...
Nesse momento, entre ser e não ser, perdeu-se o seu lugar no cimo esquerdo do meu blog, de que muito me orgulhava. Agora, meu amigo, que as águas vão correndo, nem sempre devagar, não penso acabar com ele. Por vezes a minha entrega a esse jardim é demasiado física, até. Há escrita que cansa... inscreve-se nos sentidos e no corpo...

Resumindo. Saudades de si. E da leitura do seu "navegar" que tanto ensinamento, sabedoria, ponderação e maturidade revela.

Pois... há palavras assim. Que as minhas possam ser tão mansas como as suas. Desejo disso, são, certamente.


Um abraço saudoso de Saudades.

José António Lozano disse...

Cara amiga,
que grato é que me venha saudar e recordar. Eu andei ausente de outros blogues (mais ou menos) porque andei comprometido com a minha própria escritura, as minhas aulas,os meus filhos e, enfim, é preciso fazermos um alto, uma paragem.
Quando saudadesdofuturo "desapareceu" pensei que tinha "decidido" um descanso ou algo assim. Eu compreendia perfeitamente que isso podesse acontecer.
Mas não deixo de ir por lá, de quando em vez. Mas voltarei como "seguidor" pois o seu blogue é de uma muito alta qualidade poética e estética.
Um forte abraço sempre amigo e também saudoso.