domingo, 15 de março de 2009

Nasrudin o galego


- Sobes ou baixas?
- Depende

Há uma maldição de tradição cigana que diz “Tengas pleitos y los ganes”. Os galegos sabemos de pleitos, somos dados a isso. Eu mesmo ando envolvido num com uma construtora. São algo que nos muda o humor e que nos obriga a descer a um terreno emaranhado e “humano”. Mas é preciso justamente nestas situações tomar as cousas com filosofia e, sobretudo, não perder o sentido do humor.

Já relatei como o meu avô me tinha contado estórias nas que um galego era Nasrudin. A estória que vou relatar agora contou-ma muitas vezes. Tem como protagonistas a um galego e ao ministro Montero Ríos (também galego). Esta mesma estória pode ser encontrada em algum dos livros de Idries Shah sobre o Mullah Nasrudin.


A JUSTIÇA


Montero Rios levava o pleito de um paisano que vivia em Madrid. A cousa estava difícil e as possibilidades de ganhar eram poucas. O paisano teve uma ideia:


- Não pensa que se fizermos um regalinho ao juiz a cousa podia mudar.

- Nem falar. O juiz é castelhano, um homem recto e insubornável. Se fizer isso perde o pleito. Nem se lhe ocorra.

- Está certo disso?

- Absolutamente.


Vão ao pleito e ganha o galego. Montero Ríos confessa-se:


- Não esperava que ganhássemos, sinceramente. Estou surpeendido.

- Se não for pelo regalinho...

- Como? Está-me a dizer que lhe fez o regalinho ao juiz?

- Fiz, mas em nome do outro.



-Porquê os galegos respondéis a uma pergunta com outra pergunta?

- Fazemos isso?

1 comentário:

brancalúa disse...

A verdade que eu xa podería haber sido máis galega, como Nasrudin.
Gracias polo teu comentario.....tocaba día de recordos e da nostalxia daquelo que xa sabes nunca máis vivirás......parece que facerse maior costa moito máis que todo o que sobre elo podes falar, filosofar, poetizar.......
Biquiños