Tradicionalmente reconhece-se a existência de três domínios da educação. José Marinho descreve-o como pedagogia, paideia e anagogia. Este esquema triplo é consistente com todas as tradições humanas. Pode ser encontrado e reconhecido entre todos os povos e tradições mais antigas. Foi, porém, contestado e mesmo eliminado na sociedade ocidental. A chamada civilização ocidental é a única que deliberadamente erradicou (na medida em que pode ser erradicado) este reconhecimento. Os seus intereses fazem que a ideia de sabedoria se converta num grosseiro lugar comum. Elimina-se a ideia de que um mesmo documento (um poema, por exemplo)tenha vários níveis diferentes de compreensão segundo a evolução interior da pessoa. Mas sobretudo elimina-se a ideia de "mestria": a necessidade dum aprimoramento superior do homem que implica uma relação iniciática entre alguém que aprende e alguem que ensina.
Idries Shah escreveu livros notáveis como Aprender a Aprender ou Aprender a Saber. Neles explicita cousas que simplesmente estão ausentes (ou estavam ) no nosso entorno cultural. Se nós descobrimos a física moderna, outros possuem outros saberes que aqui simplesmente estavam em estado de superstição.
O próprio Kant põe a diferença entre saber e sabedoria. O plano anagógico, o tecto que poderia dar sentido à casa simplesmente não existia. É como se se dissese:
- Para que queres uma casa com telhado? Não sejas absurdo. Desde quando as casas têm telhado?
Quando alguém pretendia mostrar uma verdadeira casa questionavam que se começa-se pelos alicerces e não pelo telhado mesmo. E esta é ainda a situação em muitos lugares científicos, cultos, e filosóficos.
Idries Shah escreveu livros notáveis como Aprender a Aprender ou Aprender a Saber. Neles explicita cousas que simplesmente estão ausentes (ou estavam ) no nosso entorno cultural. Se nós descobrimos a física moderna, outros possuem outros saberes que aqui simplesmente estavam em estado de superstição.
O próprio Kant põe a diferença entre saber e sabedoria. O plano anagógico, o tecto que poderia dar sentido à casa simplesmente não existia. É como se se dissese:
- Para que queres uma casa com telhado? Não sejas absurdo. Desde quando as casas têm telhado?
Quando alguém pretendia mostrar uma verdadeira casa questionavam que se começa-se pelos alicerces e não pelo telhado mesmo. E esta é ainda a situação em muitos lugares científicos, cultos, e filosóficos.
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